sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Os toalhetes de papel nas cantinas


Frequento diariamente uma unidade alimentar universitária e venho por este meio salientar uma situação que provoca algum desconforto na minha consciência ambiental.

Refiro-me ao facto de serem utilizados toalhetes de papel nos tabuleiros existentes nas cantinas. Suponho que os tabuleiros são obrigatoriamente lavados, como toda a restante louça, pelo que questiono a necessidade de os colocar.

Compreendo que não seja possível retirá-los e impedir a sua utilização até porque por vezes os tabuleiros se encontram molhados ou húmidos e nesse caso o toalhete é útil. Mas não seria possível esclarecer a comunidade académica acerca da limpeza e desinfeção dos tabuleiros, despromovendo o uso desnecessário de papel?

Apelo, portanto, a todos os utilizadores de cantinas: Pensem diferente! Deixem de colocar o toalhete de papel no vosso tabuleiro.!

Assim diminuem o consumo de papel (e consequentemente de água, energia e outras utilidades usada na sua produção) assim como a geração de resíduos. Pode não parecer muito, mas se pensarmos que são milhares de pessoas a usá-los cinco dias por semana, aposto que no final de um ano ia fazer diferença.

Sem comentários:

Enviar um comentário